Vereadores pedem para prefeita manter crianças matriculadas na creche Santa Rita

Membros do Poder Legislativo de Andradina pediram essa semana que a administração municipal mantenha da forma como está o atendimento às crianças matriculadas na creche Santa Rita de Cássia.  O pedido que representa o anseio de mães foi feito durante reunião com a prefeita Tamiko Inoue pelos vereadores Silas Carlos de Oliveira – presidente da Câmara, Cal Baiano, Márcio Makoto, Joaquim Justino da Silva, Raimundo Justino, Hernani da Bahia, Rodarte dos Anjos e Mário Henrique Cardoso.

A rápida ação dos vereadores aconteceu em resposta a uma solicitação  feita por um grupo de mães que na última semana esteve no gabinete da presidência da Câmara, demonstrando preocupação por causa da informação de que a partir de o próximo ano as crianças não poderiam mais ser atendidas na Creche Santa Rita de Cássia, por causa de um corte no repasse de recursos. De acordo com as mães, as crianças que estarão completando 4 anos não mais seriam aceitas na creche e seriam atendidas apenas na pré-escola, durante meio período. Como pais e mães trabalham, não teriam com quem deixar os filhos no período adverso à pré-escola, daí a necessidade de manutenção da assistência na creche em período integral.

Na última segunda-feira, a Câmara aprovou, por unanimidade, um requerimento através do qual o pedido será encaminhado oficialmente à prefeita. Mesmo assim, sabendo da urgência e preocupados com o bem estar das crianças e segurança das famílias, os oito vereadores se anteciparam e reuniram com a chefe do Executivo para pedir que a Secretaria Municipal de Educação mantenha ao menos essas crianças já matriculadas até o fim do ciclo do Pré II, depois do que deverão ingressar na primeira etapa do Ensino Fundamental.

Atualmente, segundo informaram as mães, a Creche Santa Rita de Cássia atende 105 crianças entre 4 e 5 de idade em tempo integral, além  de 18 crianças do maternal. De acordo com os vereadores, a secretária de Educação, Lucilene Novais, esclareceu que em momento algum foi falado em fechamento de creche, ainda mais da Santa Rita de Cássia que é uma entidade filantrópica de respeito e credibilidade na cidade. Os vereadores esperam a sensibilidade da prefeita Tamiko Inoue para atendimento de mais este pedido em prol das crianças e das mães andradinenses.




Suporte