Câmara recebe requerimento para implantação das “Escolinhas Municipais de Futebol” nos bairros

O requerimento de autoria do vereador Lucas Furlan Lopes (PSDB) visa reativar as escolinhas de futebol que existiam nos bairros de Andradina e foram praticamente esquecidas, tendo início no campo do Jardim das Águas já no próximo mês de março (Foto Kleber Carvalho)

Por: Assessoria Legislativa

A Câmara Municipal de Andradina recebeu na segunda sessão ordinária, realizada no dia 08 de fevereiro, o requerimento do vereador Lucas Furlan Lopes (PSDB) solicitando do Poder Executivo informações acerca da implantação das “Escolinhas de Futebol” nos diversos campos espalhados pelos bairros do município.

As escolinhas fizeram muito sucesso entre as crianças e jovens que eram tirados das ruas e eram integrados ao esporte nos campos dos bairros, “Considerando que estes locais estão em péssimo estado de conservação, o que inviabiliza sua utilização, este requerimento tem por objetivo preservar o direito à saúde e ao esporte que são prerrogativas garantidas pela Constituição Federal de 1988,” disse o vereador Lucas Lopes. 

Este requerimento também visa a reforma e manutenção dos campinhos dos bairros, com a implantação das escolinhas, a manutenção e segurança deverá ser mantida pela própria prefeitura.

A prática de exercícios físicos é fundamental para o desenvolvimento do corpo e da mente, por isso, é necessário incentivar o esporte desde a infância. Além da saúde, a atividade física faz com que a criança e o adolescente se tornem menos suscetíveis a diversos problemas sociais.

Ainda que o esporte seja essencial para a saúde, sua grande missão é ensinar a criança a cooperar, respeitar e interagir com as diferenças, socializar e a lidar com conquistas e frustrações. “Por meio do esporte, as crianças e jovens aprendem a se dedicar e entendem que sempre há outra chance de mostrar seu potencial. A competitividade esportiva faz com que os alunos aprendam a buscar sempre o seu melhor”, comentou o presidente da Câmara Municipal de Andradina, Helton Rodrigo Prando.

Em muitos casos, o esporte também é uma via de salvação para jovens que estão em situação de risco, como é o caso do futebol, das artes marciais e de muitos esportes coletivos ou individuais. Isso se dá porque o esporte tem o poder de motivar sensações positivas de dedicação, disciplina, superação, conquistas, vitórias e bem-estar geral, sentimentos que talvez esses jovens não estejam acostumados a lidar.

Também consta no requerimento que, “conforme determina a lei, cabe a todos, principalmente ao estado, promover políticas públicas voltadas ao amparo social, retirando as crianças e os adolescentes de meios sociais nocivos ao seu desenvolvimento e formação como cidadão.”

O requerimento foi encaminhado ao Executivo, que já retornou com uma resposta positiva, “Quando as escolinhas estavam em pleno vigor em Andradina, chegaram a atender simultaneamente mais de 400 crianças e adolescentes, já recebi uma resposta importante do Poder Executivo que, até o final do mês de fevereiro as escolinhas terão seu retorno garantido, conforme solicitado em meu requerimento, iniciando no Campinho do Jardim das Águas,” concluiu o vereador Lucas Lopes.




Support