07 NOV 2022
CÂMARA DE ANDRADINA REALIZA PROGRAMA VEREADOR MIRIM 2022
Desde o mês de junho desse ano a Câmara Municipal de Andradina vem recebendo em suas dependências diversos visitantes não tão comuns para o seu dia-a-dia. Alunos dos 5º anos das escolas municipais de Andradina participam do Programa da Cidadania Parlamento Estudantil – “Vereador Mirim”, uma iniciativa da atual mesa diretora da casa, sob a presidência do vereador Guto Marão (PP), apoiada por todos os vereadores e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

“As pessoas precisam saber a importância, a função dos vereadores, a diferença entre poder legislativo e executivo, do Tribunal de Contas, tanto para cobrar o bom desempenho de cada um, mas também para escolher melhor, para fiscalizar o trabalho dos agentes políticos. E essa formação, conscientização, deve-se começar mais cedo, já com nossas crianças e jovens. E a gente chama a câmara de “Caso do Povo”, mas o povo não tem o hábito de vir, participar, conhecer a câmara” – explica o presidente Guto Marão.

Ao ser procurada, a secretária municipal de educação, Estela Cassiolato Goda, prontamente topou a parceria no projeto e alinhou-se que nessa primeira edição seriam envolvidos os 5º anos de cada escola. Juntamente com a equipe de projetos da Secretaria, diretores, coordenadores e professores, foi construída a agenda de visitas monitoradas à Câmara Municipal. Esse monitoramente, que consiste na recepção, guia pelos espaços da câmara, visita aos gabinetes dos vereadores e palestras, é feito pelo empresa contratada Incubadora Brasil.
As visitas monitoradas fazem parte da primeira etapa do programa. Na sequencia os alunos elaborarão pequenos projetos de leis, sendo que desses, cinco, serão selecionados pelas escolas e enviados à uma comissão.

Dos projetos enviados, dois de cada escola da área urbana e um da área rural, serão novamente selecionados e os autores dos projetos serão eleitos Vereadores Mirins. Esses tomarão posse em uma sessão na Câmara Municipal, apresentarão seus projetos e os aprovarão para envio ao Chefe do Poder Executivo.

“É um projeto de cidadania, de estímulo à participação, em que nossas crianças tem a oportunidade de conhecer a organização política-administrativa da nossa cidade, e quem sabe dessa ação sairão futuros vereadores e vereadores, prefeitos e prefeitas, ou no mínimo serão eleitores mais conscientes” – concluiu Estela Goda.

Autor: Assessoria Legislativa
Local: Andradina