04 ABR 2023
Sessão é marcada por debates sobre vetos e atendimento na Saúde
A 9ª Sessão Ordinária do ano da Câmara de Andradina, realizada na segunda-feira (03), foi marcada por um debate produtivo sobre a saúde no município, além da derrubada de três vetos do Executivo a projetos anteriormente aprovadas pelo Legislativo.

Um dos pontos mais comentados foi o resultado positivo sobre uma reunião realizada na última sexta-feira (31) entre membros vereadores e representantes da Secretaria de Saúde do município. A principal pauta do encontro foi a agilidade do atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que é um dos principais serviços de saúde oferecidos à população.

Durante a sessão, os vereadores ressaltaram a importância de manter um diálogo constante com os representantes dos dois poderes, a fim de buscar soluções conjuntas para os problemas enfrentados pela população. Eles também destacaram o papel fundamental da UPA na prestação de atendimento de urgência e emergência, e reafirmaram o compromisso de buscar melhorias constantes nesta área.

Segundo os vereadores, foram debatidos vários pontos positivos na reunião, incluindo a implementação de medidas para reduzir o tempo de espera na UPA. Além disso, também foi discutida a necessidade de estender a oferta de serviços de saúde no município, especialmente nas áreas mais carentes.

VETOS

Além disso, a sessão também foi marcada pela derrubada de três vetos do Executivo. O primeiro veto derrubado foi referente à divulgação de vagas de emprego no Posto de Atendimento ao Trabalhador e no Balcão de Empregos. Os vereadores consideraram que essa medida é fundamental para ajudar as pessoas a encontrar trabalho e, por isso, decidiram rejeitar o veto.

O segundo veto derrubado foi em relação à iniciativa de implantação do Programa Médicos nas Creches, no âmbito do Município de Andradina. Essa iniciativa visa levar atendimento médico e de saúde para as crianças que frequentam as creches municipais. Os vereadores entenderam que essa medida é muito importante para a promoção da saúde infantil e, por isso, derrubaram o veto.

Por fim, o terceiro veto derrubado foi em relação à declaração do nome Terra do Rei do Gado como patrimônio histórico, cultural de natureza imaterial do município. Essa medida foi proposta pelos vereadores como forma de homenagear a história do município, mas o Executivo vetou a iniciativa. No entanto, os vereadores entenderam que essa é uma medida importante para preservar a história e a cultura da cidade, e por isso, decidiram derrubar o veto.