02 MAI 2023
Plenário da Câmara discute assuntos de interesse público na 14ª Sessão Ordinária do ano
Os vereadores de Andradina se reuniram, nesta terça-feira (2), para a realização da 14ª Sessão Ordinária do ano. Os trabalhos foram comandados pelo presidente do Legislativo, Coxinha Prando (PRTB). Diversos assuntos de interesse a população, ligados à saúde e infraestrutura, foram debatidos e deliberados.

No uso da tribuna, o vereador Guto Marão (PP) deu ênfase a demandas apresentadas pelo seu gabinete. Uma delas, apresentada como anteprojeto, dispõe sobre a realização do teste do coração (oximetria de pulso) em todos os recém-nascidos. Também apresentou requerimento sobre a possibilidade de retorno das atividades do Andradina Futebol Clube. Marão ainda solicitou uma cópia dos atendimentos realizados pelo Procon do município. Aproveitou seu tempo de fala e pediu manutenção no parque industrial.

Em sua fala, o vereador Fabrício Mazotti (Podemos) solicitou reforma no vestiário no Jardim das Águas, inclusive com a instalação de um bebedouro de água que já foi doado há oito meses ao município pela empresa Águas de Andradina. Ele também requereu limpeza na estrada de acesso a Paranápolis. E demandou a instalação de um sarjetão na esquina entre as ruas Tietê e Silva Jardim, como outras providências.

Rodarte da Silva dos Anjos (PDT) pediu reformas nas estradas rurais, principalmente no acesso da Fazenda Progresso, alegando que as últimas chuvas provocaram diversos problemas, dificultando até o acesso das crianças às escolas. Ele também requereu atenção do Executivo à Rua Tiete, que estaria com buracos com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue.

O Festival de Natação, realizado no último final de semana, com a participação de mais de 300 crianças da região, foi o tema da fala do vereador Guilherme Marques Pugliese (PSDB). Ele ainda realçou um requerimento apresentado por ele sobre a necessidade de manutenção no espaço para carga e descarga na Avenida Bandeirantes, que segundo ele tem provocado diversas manifestações de moradores, comerciantes e motoristas por causa do acúmulo de água. Pugliese cobrou ainda sobre a o atendimento de um requerimento para reforma na rua Pereira Barreto.

O vereador Hugo Zamboni (Patriota) destacou, em seu discurso na tribuna, o trabalho realizado pelos servidores públicos de Andradina. Ele disse que é preciso garantir horário especial de expediente aos trabalhadores municipais que necessitam de cuidados especiais ou têm parentes nesta situação. Sobre este assunto, disse que tem mantido conversas com o Executivo para aprovação de uma legislação própria.
Em sua fala, a vereadora Eloá Pessoa (PSB) agradeceu ao Executivo aos trabalhos de manutenção realizados no patrimônio de Paranápolis, realizados até mesmo no último feriado, e também destacou a urgência no atendimento de pedidos de trabalhos semelhantes em outros locais, como o bairro Pereira Jordão e Planalto. Ela informou que Andradina terá 100% de asfalto nos próximos anos. Ela ainda falou sobre as escolas rurais e a necessidade de melhorias, como instalação de rede de internet.

Sergio Faustino Teixeira (PL) disse que esteve em São Paulo e que foi informado que haverá verba do Estado para segurança escolar e também agradeceu ao Executivo sobre as obras de recuperação asfáltica. Ainda na capital, ele disse que teve encontro com deputados para buscar verbas para o município, principalmente para a área de Saúde. Ainda usando a tribuna, ele deu destaque ao projeto que apresentou ao Plenário sobre prioridade para atendimento às pessoas que passam por tratamento de hemodiálise ou outros tratamentos.

Em seguida, o vereador Jonílcio Avelino da Silva (Avante), o Careca da Natação, falou sobre o festival de natação realizado no último final de semana, agradecendo a todos que ajudaram na organização do evento. Também falou sobre os Jogos Regionais da Juventude, que Andradina está participando. Aproveitou para explicar sobre a cessão da bolsa atleta, que será oferecida pelo município. Solicitou ainda que o Executivo providencie a pintura do nome do nome da creche Euphosino de Almeida e pediu recape e instale quebra-molas em várias partes da cidade.

A vereadora Elaine Vogel Rodrigues (PSD) usou a tribuna para parabenizar o Executivo pelo programa de recuperação de vias em vários bairros. Ela informou ainda que esteve em São Paulo para solicitar verba para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal e outros setores, como as feiras livres.

Os vereadores aprovaram diversos projetos de lei, como o que cria o cargo de chefe de cerimonial na Câmara e também isenção de taxas para pessoas doadoras de medula óssea do pagamento de taxas de inscrição de concursos públicos e processos seletivos da administração municipal direta e indireta.

Também foram aprovados diversos requerimentos de pedido de informações ao Executivo referentes sobre assuntos como recapeamento de ruas. Também aprovaram pedido de esclarecimento sobre usina de energia solar.