22 MAI 2023
UTI Neonatal e transporte de pacientes são alvos de pedidos de vereadores
A 16ª sessão ordinária da Câmara de Andradina, realizada nesta segunda-feira (22), foi marcada por vários pedidos dos vereadores para investimentos no setor da Saúde. A solicitação para a instalação de uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal foi um dos temas mais citados. Também foram apresentados vários pedidos para melhorias em infraestrutura urbana.

O primeiro a usar a tribuna foi o vereador Guilherme Pugliese (PSDB). Ele falou sobre requerimentos apresentados, como um que destaca a necessidade de limpeza de terrenos, que estariam sendo motivo do aparecimento de animais peçonhentos na casa dos vizinhos. Ele também citou a Praça José Yarid, conhecida como a Praça do TG (Tiro de Guerra), que estaria precisando de manutenção do calçamento na parte interna.

Também no uso da tribuna, o vereador Hugo Zamboni (Patritota) fez menção à morte da garota Celine, de 5 anos, nos últimos dias, que havia se apresentado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na última terça-feira com dores do peito e fora liberada por “estar com gases”. Mas, na verdade precisou de novo atendimento, onde foi feito o diagnóstico de problemas nos pulmões, sendo transferida para Araçatuba. Ele pediu a instalação de uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) pediátrica n município e apuração sobre o caso.
Em seguida, o vereador Rodarte dos Anjos (PDT) afirmou que na última quinta-feira foi acompanhar um cidadão que havia sido picado por escorpião e acabou acompanhando outro caso, aonde havia demora para o encaminhamento. Ele cobrou o Executivo maior agilidade no atendimento, pois tentou entrar em contato com a Secretaria de Saúde, mas não obteve sucesso. Rodarte também solicitou melhor iluminação nas vias que cruzam a linha ferra.

João Máximo (Rede) destacou um pedido dos pais de estudantes do Timboré para que os ônibus de transporte escolar melhorem o sistema de desembarque, evitando deixar as crianças e os adolescentes nas estradas. Ele também questionou a administração sobre o andamento dos trabalhos de melhoria de vias, principalmente no Jardim Europa.

O vereador Sérgio Faustino Teixeira (PL) destacou um pedido feito pelo seu gabinete para instalação de uma faixa elevada para ser usada pelos alunos do Sesi. Também solicitou um estacionamento para motos na Praça do Teodoro e placas para identificação de ruas. Faustino também anunciou que conseguiu emendas particulares os serviços de hemodiálise.

Guto Marão (PP) comentou sobre seu requerimento para reajuste da inflação, em torno de 6%, dos valores pagos aos servidores da Atividade Delegada. Em seguida, ele também deu ênfase ao pedido de melhoria de iluminação em torno da quadra aonde fica do Estádio Municipal Evandro Brambatti Calvoso e o ATC (Andradina Tênis Clube). Também comentou sobre o anteprojeto que apresentou para que os estudantes com alguma dificuldade de mobilidade passem a ter o direito de se matricular nas escolas mais próximas de suas residências.
Jonílcio Avelino da Silva (Avante), o Careca da Natação, reforçou seu pedido para a compra de um ônibus para o transporte de pacientes do município que precisam se locomover para outras localidades para tratamento e também para atletas.

Fabrício Mazotti (Podemos) comentou sobre uma solicitação que fez ao Executivo referente aos uniformes escolares, pois parte dos estudantes ainda não receberam seus kits. Também pediu que fosse feito um trabalho de manutenção e revitalização da Funsep (Fundação dos Servidores Públicos Municipal de Andradina). Também pediu um sarjetão perto da sede deste órgão.

A vereadora Elaine Vogel (PSD) usou a tribuna para falar sobre os avanços na Educação para o atendimento dos estudantes do espectro autista, pois foram contratados mais servidores e serviços para atendê-los. Ela, ainda, falou a importância de Andradina ter uma UTI Neonatal.

Já o vereador Professor Luzimar (PSB) deu destaque às questões relacionadas à Saúde, reforçando a importância da instalação da UTI Neonatal. Também cobrou a compra de ônibus para o transporte de pacientes para outras cidades.