29 MAI 2023
Câmara repassa R$ 230 mil para socorrer famílias que vivem da usina de reciclagem incendiada
Nesta segunda-feira (29), a Câmara Municipal de Andradina através do presidente Coxinha Prando, tomou uma importante decisão para auxiliar na retomada da usina de reciclagem de lixo do município, que foi totalmente destruída por um incêndio na última quinta-feira (25). O valor de R$ 230 mil, referente ao duodécimo destinado ao Legislativo, foi devolvido à Prefeitura com aprovação unânime dos vereadores, para que seja direcionado à recuperação do local, inclusive para a compra de maquinário necessário, como esteira para seleção e separação do material reciclável e prensas.

A usina desempenha um papel fundamental na gestão sustentável dos resíduos produzidos em Andradina. Por meio do trabalho realizado pela cooperativa local, é possível reciclar cerca de 6% do lixo gerado na cidade, separando cuidadosamente os materiais coletados na coleta seletiva. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a atividade gera renda para as famílias e dependentes envolvidos na cooperativa.

O presidente da Câmara destacou a importância da devolução do valor para auxiliar na retomada imediata da usina que é a fonte de renda direta de 35 famílias. Segundo Coxinha, a medida demonstra o compromisso do Legislativo com a sustentabilidade ambiental e com a valorização dos trabalhadores envolvidos na reciclagem de lixo.

"Diante da triste situação ocorrida com a usina de reciclagem de lixo, entendemos que era nosso dever contribuir para sua reconstrução. A devolução do valor destinado à Câmara é uma forma de demonstrar solidariedade com a cooperativa e com todos os cidadãos de Andradina que se beneficiam desse trabalho. Nosso objetivo é apoiar a retomada das atividades o mais rápido possível, promovendo a geração de renda e a preservação do meio ambiente", afirmou o presidente Coxinha Prando.

A Prefeitura de Andradina agradeceu a atitude da Câmara Municipal e ressaltou a importância da parceria entre os poderes Executivo e Legislativo para superar os desafios enfrentados pelo município. O valor devolvido será utilizado na reconstrução da usina, visando restabelecer sua capacidade de processamento e fortalecer o trabalho da cooperativa.

Auxílio - Ainda na sessão desta segunda-feira (29), os vereadores aprovaram também em regime de urgência, abertura de um crédito adicional de R$ 52,5 mil, para garantir um auxílio de R$ 500,00 durante três meses às famílias que atuam pela cooperativa. O recurso será repassado através do Fundo Municipal de Assistência Social.