30 MAI 2023
Câmara de Andradina realiza 17ª sessão  ano e discute temas de grande relevância
Também foi colocado em pauta as dificuldades de transporte de pacientes do UPA pelo Cross, que é responsabilidade do Estado.
Nesta segunda-feira (29), a Câmara Municipal de Andradina realizou a 17ª sessão ordinária do ano, sob a presidência do vereador Coxinha Prando, do partido PRTB. Durante a sessão, foram discutidos e aprovados diversos projetos de lei, além da análise de vetos do Executivo.

Um dos assuntos destacados durante os debates foi a necessidade de maior atenção à saúde no município. O vereador Professor Luzimar Rodrigues da Silva, do partido PSB, ressaltou a dificuldade da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em atender crianças com pneumonia, lembrando que o local não é destinado à internação. O vereador também mencionou o veto da administração ao projeto que regularizava o fornecimento de merenda para professores e outros servidores.

O vereador Rodarte dos Anjos, do PTB, cobrou investimentos em infraestrutura para o bairro Pereira Jordão, enfatizando a importância das obras de melhoria do asfalto na região. Ele também lamentou o incêndio na usina de reciclagem e ressaltou o repasse de R$ 230 mil feito pela Câmara para a reforma do local e aquisição de equipamentos.

Por sua vez, o vereador Jonílcio Avelino Da Silva, conhecido como Careca da Natação e representante do partido Avante, solicitou investigação sobre o incêndio na usina de reciclagem e parabenizou a Câmara pelo repasse de verbas destinadas à recuperação do local. Ele também mencionou a recuperação de ruas e do salão comunitário no bairro Pereira Jordão, além de pedir melhorias na iluminação de pontos do bairro, como o Jardim Europa.

O vereador João Francisco Máximo, da Rede, enfatizou a importância de cuidar do espaço atrás do asilo no bairro Pereira Jordão, ressaltando o potencial da área para ser transformada em um espaço de lazer. Ele também solicitou a instalação de uma unidade de saúde em um local diferente do escolhido pelo Executivo, destacando a importância de ouvir os líderes do bairro.

Hugo Zamboni, do partido Patriota, acompanhou de perto a questão do incêndio na cooperativa de reciclagem de lixo. Ele ressaltou a necessidade de apuração dos fatos, uma vez que já havia solicitado manutenção e atenção ao local. O vereador mencionou uma denúncia de incêndio na área local, feita desde abril.

Sérgio Santaela, representante do partido União Brasil, abordou a questão da saúde, relatando um caso ocorrido na última sexta-feira envolvendo uma senhora de 82 anos com fratura no fêmur. Ele destacou as dificuldades enfrentadas para obter encaminhamento através da UPA devido à Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), responsabilidade do Estado. O vereador ressaltou a importância de um serviço de melhor qualidade, mas também reconheceu a atenção da Secretaria Municipal de Saúde em relação aos pedidos de colaboração.

Fabrício Mazotti, do partido Podemos, mencionou problemas no sistema de transferência de pacientes entre unidades de saúde através do Cross. Ele também ressaltou a importância da intervenção do Executivo na ponte da rua Sebastião Arantes e na construção de um acostamento próximo ao aeroporto. Mazotti abordou a falta de proteção na piscina olímpica, enfatizando os riscos para crianças, e solicitou uma investigação sobre o incêndio na usina de reciclagem. Ele também defendeu a realização da tradicional cavalgada no aniversário da cidade.

Sérgio Faustino Teixeira, do PL, destacou a necessidade de entrega contínua de medicamentos em domicílio para idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Ele agradeceu o Executivo pelas obras de recuperação das vias no bairro Pereira Jordão e afirmou que o incêndio na cooperativa de reciclagem foi uma tragédia anunciada.

A vereadora Eloá Pessoa, do PSB, ressaltou a importância de reconhecer o trabalho da cooperativa de reciclagem e defendeu que Andradina se torne um polo regional de saúde, deixando de depender de Araçatuba e do Estado.

Luiz Gustavo Marão Calestini, do PP, informou sobre a destinação de uma verba de R$ 1,4 milhão para a área da saúde por meio de emenda, assim como outras verbas destinadas ao município no orçamento da União. Ele destacou uma moção de aplauso apresentada à Uvesp, a União dos Vereadores do Estado, e mencionou outros requerimentos de sua autoria, incluindo a busca por espaços disponíveis no parque industrial.