25 AGO 2015
Câmara quer que Banco do Povo empreste mais dinheiro à empreendedores

Os 15 vereadores da Câmara Municipal e Andradina estão pedindo intervenção junto ao Governo do Estado de São Paulo para conseguir viabilizar mais recursos para o Banco do Povo, para que a entidade amplie da oferta de financiamentos a pequenos e médios empresários da cidade.

Segundo a justificativa do pedido “atualmente estamos enfrentando um período de crise econômica, com o Governo planejando e negociando politicamente a adoção de medidas e reformas visando a restabelecer o crescimento econômico. A crise tem afetado o crédito, que ficou restrito e mais caro devido à necessidade de sucessivos aumentos da taxa básica de juros pelo Banco Central objetivando conter a alta da inflação, que já superou o limite das metas. Inclusive o microcrédito também foi afetado”.

Os vereadores acreditam que o Banco do Povo é um importante instrumento criado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), e implantado em parceira com Prefeituras visando a garantir o acesso a microcrédito ao empreendedor formal e informal e, consequentemente, a promover a geração de emprego e renda.

Infelizmente o Banco do Povo Paulista também vem observando os reflexos da crise. Hoje, na unidade do Banco do Povo Paulista de Andradina, o tempo de espera para aprovação e liberação de empréstimo, antes de quinze dias, passou para até noventa dias. Com isso, muitos empreendedores que poderiam estar contribuindo para inverter a tendência econômica rumo à retomada do crescimento estão enfrentando dificuldades em seus negócios pela dificuldade de acesso ao crédito produtivo.

A composição do Fundo de Investimento do Banco do Povo de Andradina, conforme previsto no convênio firmado entre o Estado de São Paulo e o Município, é a seguinte: ao Município cabe aportar 10% e ao Estado os 90% restantes. Desta forma, caso o Município tenha interesse em ampliar o valor de sua participação, o Estado, consequentemente, também poderia destinar mais dinheiro ao Fundo.

No pedido de informações da Câmara, os vereadores querem saber qual o valor que o Município vem aportando no Fundo de Investimento do Banco do Povo Paulista de Andradina e se há interesse, viabilidade e entendimentos no sentido de aumentar o aporte de recursos pelo Município no Fundo e, consequentemente, também o valor destinado pelo Governo do Estado.

Assessoria Legislativa