28 AGO 2015
Vereadores questionam se Pronto-Socorro vai parar dentro do UPA

Os 15 vereadores solicitam informações ao Secretário Municipal de Saúde e Higiene Pública, Ari Guimarães Soares, com relação à realocação do Pronto-Socorro Municipal junto às instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), bem como a forma com que será composto o quadro de pessoal da UPA. Os vereadores querem saber se é a intenção da Secretaria de Saúde de realocar o Pronto-Socorro Municipal junto às instalações da UPA. Se isso acontecer, os vereadores querem saber se a UPA absorverá as funções do Pronto-Socorro? Caso contrário, mantendo-se o Pronto-Socorro, como será composto o quadro de pessoal da UPA: por concurso público ou terceirização?

Os vereadores lembram que o Pronto-Socorro Municipal, localizado na rua Minas Gerais, foi inaugurado em setembro de 2008, ao custo de R$ 700 mil obtidos através de convênio entre o Município e o Estado de São Paulo. A construção do prédio do Pronto-Socorro ocorreu em área doada pela Irmandade da Santa Casa de Andradina anexa à Santa Casa. O objetivo da criação do Pronto-Socorro Municipal foi de agilizar os atendimentos de emergência, anteriormente realizados pelo antigo PAM da rua Paes Leme. E manter próximos Pronto-Socorro e Santa Casa foi um dos propósitos no planejamento da reestruturação dos serviços de emergência no Município à época.

A estrutura do Pronto-Socorro Municipal em sua inauguração compreendeu 750 m² de área, com 46 salas, entre consultórios, sala de recuperação, sala de emergência, sala de inalação, sala de raio-X, farmácia, salas administrativas, além de equipamentos médicos e móveis.

Com relação à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Andradina, foram investidos R$ 1,6 milhão do Governo Federal, através do Ministério da Saúde. As obras foram iniciadas em novembro de 2013 e já estão concluídas, mas ainda aguarda a contratação de funcionários para a inauguração.

De acordo com o Portal Saúde do Governo Federal, o objetivo da UPA é diminuir as filas nos Prontos-Socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares.

Os vereadores levantaram este questionamento, pois no início do ano, uma matéria no sítio oficial da Prefeitura trazia a informação de que a UPA seria responsável por desafogar atendimentos no Pronto-Socorro. Todavia, em reunião na Câmara Municipal, no último dia 17, a secretária municipal de Saúde, Sra. Cássia Maria Miguel, prestando esclarecimentos sobre o planejamento de ações da sua pasta, informou que, em reunião recente, técnicos do Ministério da Saúde sugeriram a transferência do Pronto-Socorro Municipal para o prédio da UPA.

Assessoria Legislativa

Andradina