28 AGO 2015
Vereadores se solidarizam com causa dos funcionários da Fundação Itesp

Os 15 vereadores da Câmara Municipal de Andradina assinaram Moção de Apoio e Solidariedade à pauta de reivindicações dos funcionários da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Fundação ITESP) que estão em greve desde o último dia 19.

Os vereadores foram informados da gravidade da situação salarial destes funcionários pela Associação dos Funcionários da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (AFITESP), onde cerca de 2/3 dos funcionários recebem entre R$ 930 e R$ 1.837 para realizar em campo o exaustivo trabalho de assistência técnica e extensão rural, que compreendem uma vasta área de atuação, desde a implantação de projetos de assentamentos (com a abertura de estradas e perfuração de poços) ao desenvolvimento das comunidades assentadas (fornecimento de mudas, sementes, calcário, pequenos animais, reflorestamento, educação ambiental e construção de equipamentos para o apoio à organização das famílias), totalizando mais de 10.200 famílias atendidas no campo.

A Associação comentou ainda que a reposição salarial na data base em março de 2015 não foi concedida sob argumento e justificativa na crise econômica atual, assim agravando ainda mais a situação salarial dos funcionários da Fundação Itesp, que estão experimentando substancial perda salarial acumulada nos últimos 14 anos.

Diante disto, a categoria reivindica a reposição salarial de 40,27% referente às perdas salariais acumuladas nos últimos 14 anos; aumento do vale-alimentação/refeição em 100%; licença maternidade de 180 dias para as funcionárias; reformulação do Plano de Cargos e Carreiras.

“Em Andradina e região, as atividades do campo representam significativa parcela da economia, geram empregos, renda e arrecadação para os municípios, contribuindo para movimentar a economia local. O escritório regional da Fundação ITESP em Andradina atende uma área que abrange oito municípios, totalizando 11 assentamentos e quase 1.000 famílias assentadas. Por isso, não podemos deixar de apoiar e nos solidarizar com estas reivindicações”, informou o presidente do Legislativo, Marcio Makoto Izumi.

Assessoria Legislativa