09 SET 2015
Vereadores cobram reformas em escolas de Andradina

Os 15 vereadores da Câmara de Andradina aprovaram requerimentos pedindo informações ao prefeito municipal Jamil Ono (PT) em relação relação às conclusões, planejamento e providências para a reforma da EMEI Maria Vera Quental Tamai, da Vila Botega e Romeu Martins em Planalto.

Maria Vera

Em abril deste ano os vereadores estiveram presentes na recém-transformada em EMEBI (Escola Municipal de Ensino Básico Integral) Maria Vera Quental Tamai, da Vila Botega, para verificar as condições das instalações da escola, bem como se teria havido adaptações da estrutura para o início das aulas em período integral. Porém, os vereadores encontraram uma situação precária (fotos em anexo) e aparentemente a ausência de efetivo planejamento e sua execução para adequar a escola ao período integral, no que passaria a comportar alunos de dois turnos em apenas um. Na época a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Obras estavam discutindo o assunto com a administração e fazendo o levantamento das providências com relações à reforma da EMEBI Maria Vera Quantal Tamai”

Segundo a justificativa do pedido, após quatro meses não houve divulgação sobre o que “mudou” na situação da escola e os vereadores não tiveram conhecimento de providências para a adaptação do educandário para receber o período integral. Em conjunto eles pediram mais informações.

A EMEI Romeu Martins em Planalto, também recebeu a visita dos vereadores em abril, onde foi constatado o estado precário e um certo abandono do imóvel da escola. Na época a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Obras e a Administração Municipal chegaram apresentar um projeto parcial de reforma da escola que teria até mesmo o seu parque infantil mantido, já que era a única área de lazer para crianças do bairro de Planalto. “Além de que haveria retirada de brinquedos velhos e perigosos e a substituição por brinquedos novos após a reforma, para reativar o ‘playground’”, conforme a justifica do projeto.

Na última semana, os vereadores tiveram notícia do início das aguardadas obras de reforma da EMEI Romeu Martins, cujo custo previsto é em torno R$ 160 mil. Para poder acompanhar o processo eles pediram uma série de documentos, entre eles: cópia do procedimento licitatório; do projeto básico, projeto executivo e memorial descritivo; contrato e ordem de serviço.

Assessoria Legislativa