28 ABR 2015
Vereadores encontram fezes de pombo em caixa que abastece bebedouro do Humberto Passarelli

Os vereadores da Câmara Municipal de Andradina estão pedindo providências quanto a limpeza da Escola Municipal Humberto Passarelli. Em uma visita surpresa à escola, os vereadores encontraram várias situações inadequadas, mas uma chamou mais a atenção. A caixa refrigerada que abastece o bebedouro dos alunos está em local infestado de pombos e seus ninhos.

Os pombos são animais transmissores de doenças ao ser humano, como: salmonelose, histoplasmose, ornitose e meningite, especialmente devido ao contato com as fezes destes animais. Segundo o documento enviado pela Câmara, provavelmente até a água do bebedouro pode estar sendo contaminada, pois as fezes escorrem até a caixa refrigerada. Portanto, tornando a situação muito preocupante.

O Humberto Passarelli foi transformada em escola de tempo integral (EMEBI) em 2015. Ela conta com 400 alunos estudante diariamente no educandário, dividindo instalações de uso coletivo, como banheiros.

Alertada pelos vereadores, a diretoria da escola esclareceu que solicitou várias vezes à Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, a limpeza do local e providências para conter a infestação de pombos no local apontado, porém, sem resultado.

Banheiros

Na questão dos banheiros, os Vereadores verificaram que há apenas dois sanitários em uso no banheiro masculino, estando os demais boxes danificados e sem uso, ou seja, são apenas dois sanitários para em torno de 200 alunos do sexo masculino, evidentemente número insuficiente para tantos alunos.

Segundo o requerimento enviado ao prefeito “atualmente, a situação de muitas das escolas municipais é preocupante, diversos pais de alunos, além de professores e diretores, têm denunciado uma série de problemas nas instalações das escolas, necessidade de reformas, falta de manutenção e serviços terceirizados insatisfatórios. Tais denúncias e os fatos verificados in loco evidenciam falhas na condução e planejamento da Educação municipal, sobretudo no processo de transição entre escolas de turnos para escola de tempo integral, ao que é necessário este Poder Legislativo cobrar informações e explicações”.

O requerimento foi oficiado à Vigilância Sanitária Estadual em Andradina, ao Ministério Público Estadual, através da Promotoria Pública de Andradina, e ao Conselho Municipal de Educação, para conhecimento e providências que entenderem cabíveis.

Indagações dos vereadores

I – houve solicitação de providências com relação ao bebedouro d’água e sua caixa refrigerada visando a limpeza e medidas para afastar os pombos? Em que data ocorreu a primeira solicitação e quais as providências do Poder Executivo, esclarecendo e detalhando?

II – há empresa terceirizada contratada para realizar serviços de limpeza nos prédios escolares? Em caso positivo, qual o objeto do contrato, detalhadamente? Fornecer cópia do(s) contrato(s). Em caso negativo, informar de quem é a responsabilidade na realização da limpeza.

III – com relação ao banheiro masculino da escola, apenas dois vasos sanitários no banheiro masculino são suficientes para atender aproximadamente 200 alunos? Qual a norma que define a proporção de sanitários em função do número de alunos? Fornecer cópia da norma.