26 JAN 2021
Governo de São Paulo confirma envio de novo lote de insumos para produção da Coronavac no Butantan

Na manhã desta terça-feira (26/1), em coletiva extraordinária no Palácio dos Bandeirantes, o Governo do Estado informou que a China enviará, até o dia 3 de fevereiro, um novo lote de 5,4 mil litros de insumos da Coronavac para São Paulo. Dessa forma o Instituto Butantan, que desenvolve a vacina no Brasil em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, poderá dar continuidade à produção local do imunizante.

A confirmação se deu após reunião virtual, também na manhã desta terça, que contou com a participação do governador João Doria; do secretário estadual de Relações Internacionais, Julio Serson; do diretor-presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas; do presidente da Investe São Paulo, Wilson Mello; do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming; de conselheiros da embaixada chinesa; e da cônsul geral da China em São Paulo, Chen Peijie.

Na coletiva, o diretor-presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, destacou que os problemas para liberação dos insumos se devem ao processamento burocrático dos documentos necessários para a exportação dos componentes ao Brasil. “Mas, mesmo assim, neste momento, nós já tivemos a sinalização [da embaixada da China] de que a liberação desses lotes será feita de uma maneira muito rápida, começando por esses 5,4 mil litros, que foram anunciados no dia de ontem e que chegarão com previsão aqui na próxima semana, no dia 3 de fevereiro”, reforçou.

O diretor-presidente do Butantan também afirmou que um segundo lote de 5,6 mil litros de insumos para a produção da Coronavac está em processo adiantado de liberação por parte da China. “Com esses dois lotes, totalizando 11 mil litros, nós regularizaremos nossas entregas ao Ministério da Saúde. E, com o restante que deverá vir dentro do que já está planejado até o final de abril, totalizaremos as 40 milhões de doses que temos contratadas até esse momento”, pontuou.

Covas disse ainda que o Instituto Butantan está dialogando com o Ministério da Saúde sobre a produção de mais doses da Coronavac, além da quantidade já contratada. “Existe a possibilidade de um adicional de 54 milhões de doses, mas, para isso, precisamos de uma manifestação do Ministério da Saúde. Na última sexta-feira enviei um ofício solicitando essa manifestação, para que nós possamos planejar essa produção. O quanto antes houver essa definição, o quanto antes iniciaremos esse planejamento e o quanto antes traremos essas vacinas”, finalizou.

Presente à coletiva, o embaixador chinês Yang Wanming comentou a importância da cooperação entre China e Brasil para o desenvolvimento da vacina. “Gostaria de destacar os avanços significativos da cooperação entre a Sinovac e o Instituto Butantan, que evidencia a atitude científica e rigorosa dos pesquisadores de ambos os países. Neste momento, a Coronavac está sendo aplicada em todo o Brasil. Isto demonstra que nossa cooperação beneficia não só os paulistas, como também todo o povo brasileiro”, frisou.

Em sua fala, o embaixador chinês também reforçou a importância da vacina no combate à pandemia e ressaltou que a disposição da China em auxiliar no combate ao novo coronavírus. “As vacinas são uma arma para conter a pandemia e garantir a saúde do povo, e não um instrumento político, e o lado chinês atribui muita importância às cooperações no desenvolvimento da vacina. E gostaríamos de consolidar as cooperações entre as duas partes. A situação da pandemia ainda é incerta e haverá uma demanda urgente, de longo prazo, pela vacina. A China está disposta a manter comunicações com o governo federal do Brasil, com o governo estadual de São Paulo, e apoiar em conjunto a parceria entre Sinovac e Butantan, de maneira que a Coronavac contribua ainda mais no combate à pandemia no Brasil”, finalizou Wanming.