09 AGO 2021
Zamboni apresenta anteprojeto de lei que torna libras oficial em Andradina
O requerimento é de autoria do vereador Hugo Zamboni e obriga o município a incluir a Linguagem Brasileira de Sinais nos vídeos e eventos oficiais do municipio

Por: Gabinete do vereador

O vereador Hugo Zamboni (PATRIOTAS) encaminhou requerimento à Câmara Municipal de Andradina solicitando o cumprimento da Lei Municipal que obriga a inclusão de intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) nos vídeos e eventos oficiais do município.

Entendendo no pedido, como ato oficial também as comunicações de assuntos do governo municipal como informativos sobre a pandemia, vacinas, atos oficiais e publicações das secretarias que administram todo o município de Andradina.

O setor jurídico da prefeitura entrou com um pedido de liminar contra a vigência da Lei 3.578/2019 no último dia 17 de junho, alegando inconstitucionalidade da iniciativa, devendo ela ter sido tomada pelo Executivo.

Segundo o vereador Zamboni, “o requerimento pretende garantir mecanismo de ampliação da inclusão social das pessoas portadoras de deficiência auditiva aos eventos oficiais do município.” Destacou.

O vereador também justificou em seu requerimento que a proposição destaca que a Língua Brasileira de Sinais foi oficializada pela Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e que se trata de um conjunto de códigos gestuais para comunicação de pessoas surdas.

“Promover a inclusão social dessas pessoas na sociedade é de extrema importância para todos nós, desta forma damos o exemplo a todos que devemos valorizar e respeitar as pessoas e suas necessidades.” Concluiu o presidente do Poder Legislativo Helton Rodrigo Prando, o Coxinha.

Para mais informações sobre o requerimento do vereador Hugo Zamboni, clique no link abaixo e veja o que o propositor apresentou na tribuna da Câmara Municipal sobre o assunto.