31 AGO 2021
Câmara aprova sistema de identificação (QR CODE) em árvores do município
O Projeto de Lei é de autoria do vereador Guto Marão, trará mais informação ao munícipe e foi aprovado por todos os vereadores da Casa de Leis

Por: Assessoria Legislativa

A Câmara Municipal de Andradina aprovou na última sessão realizada ontem (30), o Projeto de Lei de autoria do vereador Guto Marão (PP) que institui o sistema de identificação digital (QR CODE) nas árvores das praças municipais, horto municipal e escolas do município, apontando sempre a idade, nome científico, se é frutífera, país de origem, entre outras informações.

O vereador cita que “hoje temos a facilidade de ter tudo dentro de um celular, desde aplicativos de bancos, jogos, compras e principalmente informações, acredito que todas as nossas crianças, jovens, adultos e idosos serão beneficiados com este Projeto de Lei, afinal, a informação que podemos adquirir ao longo do tempo nos fará pessoas mais desenvolvidas e melhores.” Citou Marão.

O aplicativo a que alude o Projeto de Lei deverá proporcionar a qualquer usuário interessado, a leitura gratuita em seu “smartphone” e acessar os dados. O QR CODE deverá ser impresso em uma placa e afixada próxima às árvores, de tal forma que o interessado ao se aproximar obterá as informações no seu aparelho celular.

O sistema QR Code, é um código gerado automaticamente através de um aplicativo gratuito na Internet e que, para a leitura não exige nenhum equipamento específico, pois basta um smartphone ou tablet com o aplicativo instalado para obter todas as informações cadastradas em cada código QR CODE.

Também podemos citar que o QR Code é um sistema disponibilizado gratuitamente, não gerando despesas para a prefeitura, além de facilitar o acesso de informações para população, já que basta ter um celular ou tablet para gratuitamente fazer a leitura dos códigos. A ferramenta foi desenvolvida para possibilitar a consulta do histórico de cada uma das muitas árvores existentes ou plantadas no município.

“Portanto o Sistema de Identificação Digital em Árvores (QR Code) irá contribuir para a educação ambiental de alunos do Sistema Municipal de ensino de nossa cidade, identificando as curiosidades das árvores em seus próprios celulares ou “tablet”, quer seja na escola ou em outro ambiente de lazer.”Concluiu o vereador Guto Marão.