14 SET 2021
Câmara requer Campanha de Doação de Sangue para Andradina
O requerimento é de autoria da vereadora Eloá Pessoa e foi aprovado por todos os vereadores, sendo encaminhado ao Poder Executivo

Por: Assessoria Legislativa

A Câmara Municipal de Andradina recebeu requerimento de autoria da vereadora Eloá Pessoa (PSB), na última sessão ordinária realizada segunda feira (13), solicitando informações ao Poder Executivo sobre o desenvolvimento de Campanha de Doação de Sangue dos munícipes de Andradina em parceria com o Hemocentro de Araçatuba.

“Vejo que nosso município está crescendo, com isso as campanhas relacionadas a saúde também devem acompanhar o mesmo ritmo, o desenvolvimento destas campanhas de doação de sangue feitas pelo município em parceria com o Hemocentro de Araçatuba trarão muito mais segurança a todos nós andradinenses.” Citou Eloá.

A vereadora justifica em seu requerimento que é de conhecimento geral que os estoques de sangue estão em baixa nos Hemocentros e, normalmente enfrentam dificuldades para atender todos os necessitados e, aí estão incluídos muitos de nossos munícipes em situações de grave urgência. A realização de campanhas de doação de sangue possibilitarão que a nossa população, certamente em maior quantidade faça suas doações, colaborando decisivamente para o incremento desses estoques de sangue.

Atualmente, os bancos de sangue dos Hemocentros necessitam de voluntários para normalização do estoque, talvez, devido à pandemia da Covid-19, muitos doadores sentem-se inseguros quanto ao comparecimento nos Hemocentros ou ambientes hospitalares para realizar a doação.

“Diante disso, entendemos ser necessário que se promova uma campanha de Doação de Sangue em parceria com o Hemocentro de Araçatuba, que atende o sistema público de saúde Andradina e região, para a conscientização quanto à segurança na doação de sangue em relação à atual necessidade de distanciamento social imposto pela pandemia, orientando as pessoas sobre os protocolos de segurança adotados para a doação de sangue.” Concluiu a vereadora Eloá Pessoa.

As campanhas de doação de sangue sugeridas no requerimento da vereadora, devem dispor pelo poder público municipal no que for possível, para permitir o comparecimento dos doadores andradinenses nos postos de coleta, provendo transporte, conforme feito em outras campanhas já realizadas no município.