05 FEV 2024
Câmara tem presença de 100% na primeira sessão
“A participação integral dos representantes do povo demonstra o comprometimento e a responsabilidade de cada um com o bem-estar da nossa comunidade. Este é um marco importante para a democracia local, refletindo o respeito às instituições e o compromisso coletivo em busca de soluções para os desafios que nossa cidade enfrenta. Agradeço a todos os colegas vereadores pelo empenho e dedicação, e reafirmo meu compromisso como presidente desta Casa em promover um ambiente legislativo transparente, ético e produtivo para o benefício de todos os cidadãos de Andradina", disse o presidente da Câmara dos vereadores, Lucas Furlan
Com a participação de 100% dos vereadores, a Câmara de Andradina realizou, nesta segunda-feira (5), a primeira sessão ordinária do ano, sob a presidência do vereador Lucas Lopes (PSDB). Foram aprovados três projetos de lei e requerimentos referentes às melhorias de serviços nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana e segurança.

Em regime de urgência, foi aprovado um projeto enviado pelo Executivo que institui o Programa Trabalho, Renda e Qualificação. O projeto, de caráter assistencial tem o objetivo de atender a população em situação de vulnerabilidade social, proporcionando ocupação, qualificação profissional e renda para as pessoas desempregadas residentes no município de Andradina. Ele irá conceder uma bolsa-auxílio para 30 munícipes no valor de RS 1 mil mensal, para prestação de serviços gerais nos próprios municipais, por seis horas diárias, de segunda à sexta feira, mais o curso de qualificação profissional. O foco é que os trabalhos contribuíam para o combate a doenças como a dengue e a leishmaniose.

Em primeira discussão, foi aprovado projeto de lei apresentado pela vereadora Elaine Vogel (PSD) que inclui a Festa da Mandioca no Calendário Oficial de Eventos do Município, de Andradina. O festejo deverá acontecer, por dois dias, sempre no segundo final de semana do mês de dezembro.

O terceiro projeto aprovado, em primeira discussão, foi apresentado pelo vereador Luzimar Rodrigues da Silva (PSB). O texto dispõe sobre o atendimento prioritário a pacientes com câncer no município.
Segundo o texto, passa a ser assegurado a pacientes com diagnóstico de câncer submetidos a tratamento com quimioterapia e radioterapia com atendimento prioritário para realização de consultas e exames médicos na rede municipal e nos estabelecimentos privados de saúde. No caso dos estabelecimentos privados, a consulta ou exame realizar-se-á em até 72 horas após o respectivo encaminhamento médico.

Durante o uso da tribuna, diversos vereadores se manifestaram em favor da melhoria dos serviços públicos da cidade. O vereador Hugo Zamboni (Patriota), por exemplo, usou sua fala para informar que as inscrições para o cursinho gratuito pré-vestibular da Unesp estão com inscrições abertas até o próximo dia 14 para todos os estudantes das escolas públicas do município. A vereadora Eloá Pessoa (PSB) solicitou a contratação de um agende de saúde para o patrimônio de Planalto.

No final, o presidente Lucas Lopes demonstrou satisfação com a presença de 100% dos vereadores nesta primeira sessão do ano.

“A participação integral dos representantes do povo demonstra o comprometimento e a responsabilidade de cada um com o bem-estar da nossa comunidade. Este é um marco importante para a democracia local, refletindo o respeito às instituições e o compromisso coletivo em busca de soluções para os desafios que nossa cidade enfrenta. Agradeço a todos os colegas vereadores pelo empenho e dedicação, e reafirmo meu compromisso como presidente desta Casa em promover um ambiente legislativo transparente, ético e produtivo para o benefício de todos os cidadãos de Andradina", disse ele.
A próxima sessão será no dia 14 (quarta-feira), às 14h.