05 MAR 2024
Câmara aprova projetos e faz homenagens na quinta sessão
Ao longo da sessão, diversos vereadores fizeram uso da tribuna livre. O presidente Lucas Lopes, entre outros assuntos, discutiu a necessidade de maior fiscalização sobre a limpeza da cidade. Também destacou a necessidade de serem instaladas passarelas pela empresa Via Rondon, concessionária da Rodovia Marechal Rondon (SP-300). Também falou sobre investimentos na área da educação.
A Câmara de Andradina realizou sua quinta sessão ordinária do ano nesta segunda-feira (4). Os trabalhos foram presididos pelo vereador Lucas Lopes Furlan (PSDB). A reunião foi marcada pelas homenagens póstumas ao advogado Jorge Francisco Máximo e ao músico João Antônio Patrício, conhecido como João da Viola. Foram aprovadas moções de pesar e também foi feito um minuto de silêncio em homenagem a estes dois expoentes da sociedade andradinense que faleceram na última semana.

Os vereadores analisaram e aprovaram diversos projetos de lei. Um deles prorrogou a vigência da lei que permite aos munícipes a renegociação de dívidas com o município com desconto de juros.

Também foi aprovado o pagamento de gratificação mensal a servidores públicos do Legislativo e a criação de uma terceira vaga de médico veterinário para atuar no município, que foi apresentada pelo Executivo.

Passou ainda por aprovação, o projeto proposto pela Vereadora Eloá Pessoa (PSB), que visa tornar obrigatório o teste de glicemia capilar para crianças de 0 a 6 anos, 11 meses e 29 dias de idade em prontos-socorros e unidades básicas de saúde.

A vereadora Eloá Pessoa, entre outros temas ligados à Saúde, falou sobre a importância dos exames preventivos de doenças em mulheres e convidou a procurarem a rede municipal para ter acesso aos serviços gratuitos durante o “Março Lilás”.

O vereador Guilherme Pugliese (PSDB), fez um discurso em favor da Educação e se mostrou preocupado com a distribuição de verba para a área, na esfera federal. Ele apresentou uma moção de repúdio sobre o assunto.

Em seguida, o vereador Hugo Zamboni (Patriota) pediu mais transporte e melhores condições de pontos de ônibus e ar-condicionado nas escolas municipais por conta do forte calor. Ele também falou sobre a importância da capacitação dos servidores públicos, cuja emissão de certificados está suspensa pelo Executivo.

Também, usando a tribuna, o vereador Faustino Teixeira (PL) falou sobre requerimentos apresentados. Destacou a importância da iluminação perto do bairro Barbarotto e melhorias na rua Modesto Filho. Citou uma emenda de R$ 150 mil enviada pelo deputado estadual Major Mecca (PL), que pretende ajudar em um projeto de recreação em creche do Bairro Castanheira.

O vereador Fabrício Mazotti (Podemos), também usou a tribuna. reiterou sobre um requerimento apresentado por ele, em que solicitou limpeza no acostamento da via de acesso ao Patrimônio de Paranápolis, como em outros bairros, inclusive o Castanheira.

O vereador Rodarte dos Anjos (PDT) falou sobre uma indicação para limpeza do bairro São João que, apesar de ter sido já apresentada, o serviço ainda não foi realizado. O vereador Luzimar Rodrigues também apresentou a questão das altas temperaturas, destacando um projeto em favor da arborização do município.

Em sua fala, o vereador Geraldo Shiomi Júnior (PTB) externou suas condolências às famílias das personalidades falecidas na última semana. Ele também cobrou prioridade na realização de mutirão de limpeza na cidade. O vereador André Lopes (PV) destacou como os investimentos na Educação são importantes. A vereadora Elaine Vogel (PSD) falou sobre a importância de melhoria no atendimento na farmácia municipal.