O vereador presidente da Câmara, Guilherme Pugliese (União Brasil), ressaltou a experiência do Dia de Câmara com alunos da escola Sesi e apresentou reivindicações para o bairro Piscina, como melhorias no espaço da estação ferroviária, recuperação de sarjetões deteriorados, ampliação da iluminação em LED e operação tapa-buraco.
A Câmara Municipal de Andradina realizou nesta segunda-feira (6) a 10ª sessão ordinária do ano, marcada pela aprovação de projetos em regime de urgência e por uma tribuna dominada por temas ligados à saúde pública, infraestrutura urbana, educação e mobilidade.
Na ordem do dia, os vereadores aprovaram, em regime de urgência, um projeto do Executivo para a criação de cargo de confiança na área da saúde, medida voltada ao reforço da gestão do setor. Também recebeu aval do plenário o projeto de lei do vereador Hugo Zamboni (MDB) que atualiza o sistema de contagem de tempo de serviço do funcionalismo público, com reflexos na concessão de benefícios aos servidores.
Na área educacional, foi aprovado ainda o projeto do vereador Professor Luzimar (PSB) que trata da atuação das Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) na rede municipal de ensino.
Os parlamentares também aprovaram requerimento de Zamboni solicitando a implantação de iluminação pública em playgrounds do município, com prioridade para o espaço de recreação infantil do Conjunto Habitacional Álvaro Gasparelli, demanda que reforça a segurança e a utilização noturna desses espaços por crianças e famílias.
TRIBUNA
Na tribuna, a sessão teve forte participação dos vereadores em pautas de interesse direto da população. Eloá Pessoa (PL) destacou o Dia Mundial da Atividade Física, defendendo a promoção da saúde por meio do cuidado com corpo e mente, além de cobrar melhorias no posto de saúde do assentamento Arizona.
O vereador presidente da Câmara, Guilherme Pugliese (União Brasil), ressaltou a experiência do Dia de Câmara com alunos da escola Sesi e apresentou reivindicações para o bairro Piscina, como melhorias no espaço da estação ferroviária, recuperação de sarjetões deteriorados, ampliação da iluminação em LED e operação tapa-buraco.
O vereador Professor Luzimar (PSB) defendeu que os ADIs sejam formalmente inseridos como profissionais da educação, em consonância com a legislação federal.
OUTROS TEMAS
Na área de zeladoria, Silas Carlos (PDT) pediu ações de limpeza no bairro Passarelli para combater a proliferação de animais peçonhentos, especialmente escorpiões que, segundo relatos, têm invadido residências.
Já André Lopes (PL) enfatizou o papel do Legislativo na interlocução entre comunidade e poder público, convidando a população para a audiência pública do próximo dia 11, que vai discutir as obras de duplicação da rodovia Integração.
O vereador Professor Klebinho (MDB) destacou a articulação dos parlamentares na conquista de mais de R$ 4 milhões em emendas para a Santa Casa, além de defender a instalação de uma unidade do Instituto Federal em Andradina e a climatização das salas de aula das escolas estaduais.
MAIS DEBATES
Hugo Zamboni (MDB) também usou a tribuna para reforçar a importância do projeto conhecido como “lei descongela”, que autoriza a prefeitura a recompor perdas salariais do período da pandemia. O vereador ainda defendeu que as farmácias municipais passem a aceitar receitas de consultas particulares, medida que, segundo ele, pode ajudar a desafogar as UBSs.
Na mesma linha de mobilização popular, Allan Marcelino (MDB) chamou atenção para a audiência pública marcada para o dia 11, às 9h, na Câmara, sobre as obras na rodovia Integração, tema que deve impactar o acesso a bairros como Santa Cecília, além de áreas comerciais e propriedades rurais.
Fechando os pronunciamentos, Rodarte dos Anjos (Rede) solicitou patrolamento de estradas rurais, desobstrução de vias e melhorias na pista de caminhada do bairro Benfica, no entorno da Praça do CEU.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Assessoria de Imprensa
Local: Câmara Municipal de Andradina