07 JUN 2022
Fabrício Mazotti requer contratação de médicos de livre demanda para as UBS’s

Por: Assessoria Legislativa

O vereador Fabrício Henrique Mazotti (PODEMOS) apresentou requerimento na última sessão ordinária realizada segunda feira, no plenário da Câmara Municipal de Andradina, um requerimento solicitando a contratação de médicos para atendimento de pacientes de livre demanda nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde).

O vereador justifica em seu requerimento que foi procurado por munícipes na semana passada relatando problemas nas UBS’s e que, em visita a uma UBS, o vereador conversou com enfermeiros, médicos e pacientes que relataram a demora no atendimento.

Segundo o vereador as reclamações frequentes são sobre o aumento de casos de Covid-19, onde os pacientes com casos suspeitos de Covid estão sendo atendidos juntos com gestantes e pacientes com outros sintomas.

O vereador ainda faz alguns questionamentos em seu requerimento, solicitando ao Poder Executivo a possibilidade de contratação de médicos de livre demanda nas UBS’s e qual a previsão de contratação, se há possibilidade de atender casos gripais e suspeita de Covid separado dos pacientes de agendamento e,  se teria a possibilidade de disponibilizar uma sala de atendimento exclusivo para casos gripais e suspeitas de Covid.

“Fui informado também que não tem médicos em livre demanda, então pessoas com casos de dengue, gripe e Covid procuram o atendimento no bairro e é orientado procurar o UPA, sendo que no próprio UPA tem avisos nas paredes que em casos gripais procurar as UBS’s, e o paciente que as vezes não tem condições para ir no UPA, acaba ficando em casa se sentindo mal, e os que vão sobrecarregam o UPA.” Citou Mazotti.

“Vejo que uma das alternativas para melhorar o atendimento é ter médicos de livre demanda para atender os pacientes que não possui agendamento, como em casos gripais e suspeita de covid, entre outros.” Concluiu o vereador.