A Câmara Municipal de Andradina foi palco, nesta sexta-feira (10), de uma solenidade marcante em honra ao centenário do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). A ocasião, que contou com a participação de todos os vereadores e convidados especiais, foi presidida pelo vereador Lucas Furlan Lopes (PSDB), destacando a relevância histórica e institucional do órgão fiscalizador.
A mesa de honra foi composta por figuras de destaque na região, incluindo o diretor da Unidade Regional de Andradina do TCE-SP, Haruki Isa, o prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes, o prefeito de Murutinga do Sul, Cristiano Eleutério Soares da Silva, o promotor de Justiça, Dr. Robson Alves Ribeiro, o delegado seccional de polícia, Dr. José Astolfo Júnior, e a presidência da 91ª Subseção de Andradina da Ordem dos Advogados do Brasil, foi representada pela advogada, Caroline Sampaio.
Durante a solenidade, diversos discursos ressaltaram a importância do trabalho realizado pelo Tribunal de Contas ao longo de um século. Haruki Isa enfatizou o papel crucial do TCE como órgão de fiscalização e orientação, observando uma significativa melhoria na responsabilidade fiscal dos órgãos públicos ao longo dos anos, graças às ações preventivas dos agentes e à busca pela efetividade na gestão. O diretor também mencionou que anualmente são analisados 3.528 órgãos da administração pública direta e indireta do estado.
O prefeito Mário Celso Lopes elogiou a transparência necessária na administração pública, destacando a importância da presença do TCE para garantir um modelo de gestão adequado nos municípios. Por sua vez, Lucas Furlan Lopes ressaltou a relevância das orientações do Tribunal para assegurar que os recursos públicos sejam aplicados corretamente, evidenciando as economias alcançadas na Câmara de Andradina nos últimos anos, por meio de devoluções constantes de repasses.
Como parte das homenagens, o presidente da Câmara, Lucas Lopes, entregou o Diploma ao diretor do TCE e a todos os agentes da unidade de Andradina, reconhecendo o empenho e a dedicação desses profissionais na promoção da transparência e da eficiência na gestão pública.
A Sessão Solene em comemoração ao Centenário do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo reafirmou o compromisso mútuo entre os poderes Legislativo, Executivo e fiscalizador na busca por uma administração pública cada vez mais responsável e transparente em benefício da sociedade andradinense e paulista como um todo.